Sunday, April 22, 2007

Pai Nosso

Caros amigos,
Estive meditando no Culto do Evangelho no Lar sobre o Pai Nosso e resolvi, imaginem só que audácia minha, fazer uma reflexão sobre esta oração que nos foi ensinada diretamente pelo Cristo.
Não é muito, mas é o melhor que eu posso fazer neste estágio de evolução em que me encontro. Perdoem minhas falhas.
Que Jesus nos abençoe.
Pai nosso que estás nos céus...

Temos como Pai Maior um Deus que O é de todos. Sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição, Ele vê a todos como filhos. Um pai que não escolhe a uns e vira Suas costas a outros, que por ser Pai Nosso, faz imediatamente com que sejamos todos irmãos, desta forma tendo o dever de respeitarmo-nos mutuamente, amarmos uns aos outros e buscar a felicidade uns dos outros.
Um Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente, que habita as maiores alturas celestes, mas que habita ao mesmo tempo todos os outros lugares e todos os corações, corações solitários e corações acompanhados, tristes e felizes, ricos e pobres... e que por ser assim, a tudo e a todos conhece, tal como o verdadeiro Pai conhece seus filhos.
Santificado seja o Teu nome...
Tal é Sua excelsa divindade que Santo é o Seu nome. Maior do que o de todos e inigualável por Sua excelência. Digno, justo, nobre, bom, amoroso, detentor de todas as virtudes que conhecemos, e de virtudes que nem sequer imaginamos em grau máximo, de tal forma que torna-se incompreensível para nós.
Santificado seja o Seu nome, e nenhum outro.
Venha a nós o Teu Reino...
Busquemo-lo hoje, agora, ou ainda melhor, busquemo-lo ontem, pois não é chegado o tempo do arrependimento, este já chegou há muitos anos atrás, quando o Cristo ainda habitava entre nós.
Não queiramos levar para a vida eterna os prazeres perecíveis da Terra, que tendem, assim como a matéria, a desaparecer.Tratemos de trazer até nós o Reino de Deus.
Venha, Senhor, até nós, que aqui estamos em busca do aperfeiçoamento moral, o Teu Reino de misericórdia, de pureza e de amor. Que nós possamos servir nele como os últimos serviçais que servem em uma casa, levando ao próximo os Teus ensinamentos, as Tuas verdades plenas, a Tua bondade sublime. Que nós tragamos até nosso mundo de trevas o Ter Reino de Luz.
Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu...
Senhor, por mais que queiramos alcançar ventura na Terra, colocar as nossas mãos em felicidade material, faça-se segundo a Tua vontade e jamais, em caso algum, a nossa.
Lembremos sempre de que aquilo que nós julgamos ser bom para nós, pode ser exatamente o que nos algema à Terra. Portanto devemos por nas mãos de Deus as decisões pertinentes à nossa estadia por aqui e à nossa vida espiritual.
Seja feita a vontade do Pai, que é soberanamente justo e bom, assim em nossa Escola, mais conhecida com Planeta Terra, como é feita nas esferas maiores, que nunca sofrem com os problemas que nos afligem, pois estão vinculadas a Deus e não desviam um milímetro da Providência Divina.
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje...
O necessário é aquilo que nos basta para sobreviver e cumprir nossa missão na Terra. O que passa do estritamente necessário é supérfluo. A terra nos dá o alimento de que precisamos para manter-nos fortes e ativos. Se cada ser humano usufruísse somente do que lhe é necessário não haveria desigualdade social.
Paremos de pensar naquilo que não nos acrescenta em nada. Não precisamos, porém ignorar todas as coisas que passam do necessário, mas começando a pensar no Pão nosso de cada dia, sentiremos menos falta daquilo que é sobressalente.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós perdoamos aos nossos devedores...
Cuidado! Estamos pedindo a Deus que nos perdoe na mesma medida com que perdoamos àqueles que nos têm dado motivo para exercitar o perdão. Se nós não o praticarmos com nosso próximo, estaremos pedindo que Deus não nos perdoe também. Ai de nós. Perdoemos para que sejamos perdoados.
Disse Jesus: “A cada um será dado de acordo com as sua obras”. Como receberemos perdão sem o dar? Não só perdão, se não amamos, como queremos ser amados? Se não agimos com justiça, como esperamos que a justiça seja feita conosco? Aquilo que se planta, isso se colhe. Não se pode plantar maçãs e colher bananas. Quem planta amor recebe-o de volta, senão aqui nesta vida, na vida que nos aguarda após a morte.
Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal...
Seremos tentados, isso é um fato. Estamos aqui para aprender e por em prática as boas coisas que aprendermos, mas seremos tentados, e o seremos naquilo em que somos fracos. Se nós algum dia já passamos por uma prova e a superamos com êxito, não somente superamos, pois superar com revolta também é superar, mas suportamos com resignação, sem nos queixar das dores, sem maldizê-la, então nós não voltaremos a ser tentados na mesma situação. Mas uma coisa é certa: enquanto estivermos na Terra, seremos tentados de alguma forma.
O que pedimos a Deus, no entanto, é para que Ele nos faça capaz de resistir às tentações e que nos faça resignados e firmes no bem, e não para não sejamos tentados.
Senhor, permite que sejamos fortes o suficiente para que quando vierem as tentações nós possamos dar nosso testemunho, superando aquela fraqueza e partindo para a próxima etapa.
Porque Teu é o Reino e o Poder, e a Glória para sempre...
A ninguém pertence tais coisas. O Reino é de Deus, o Poder igualmente e ninguém tem maior Glória do que Aquele que é cheio de benevolência para com seus filhos que insistem em reincidir nos mesmos erros.
Séculos correm e nós continuamos a nos arrastar ao invés de levantarmos, tomarmos nossa cruz e seguir ao Cristo, cujo fardo é leve e o julgo é suave com a Graça dAquele que O enviou para Nele crêssemos e tivéssemos a vida eterna.
Seu Reino existe desde sempre, não tem fim. Seu Poder e Sua Glória são incontestáveis, basta que olhemos ao nosso redor: A natureza, as estrelas, os planetas o universo, o sorriso de uma criança, a vida no ventre de uma mãe... Inúmeras são as obras realizadas pelas mãos sábias do criador.
Existe desde sempre e existirá por todo o sempre, pois tudo passa, mas o Reino de Deus é bom o suficiente para não passar NUNCA.

No comments: