Wednesday, April 18, 2007

150 anos na construção de um mundo melhor!

França, 18 de abril de 1857, Allan Kardec lança o primeiro livro da doutrina Espírita: O Livro dos Espíritos. Após muito trabalho, muito estudo, muita pesquisa, muito esforço, muitas noites sem dormir, muita determinação e força de vontade, foram lançados os primeiros exemplares deste magnífico livro.
A data de hoje não representa apenas o aniversário de número 150 de O Livro dos Espíritos, mas também o cumprimento de uma promessa feita por Jesus aos seus discípulos quando se aproximava o momento de Sua partida para o Reino dos Céus, a de que Ele rogaria ao Pai e ele nos enviaria Outro Consolador.
O Evangelista narra esta passagem...

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós”.

João 14: 15 a 18

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.

João 14:26
Assim sendo, aproximadamente dezenove séculos após esta promessa ser proferida pela boca do Messias Nazareno, o Outro Consolador surge entre nós, não na forma de pessoa como muitos poderia achar, mas na forma de Doutrina, aquela que tem nos ensinado todas as coisas e nos feito lembrar de todas as coisas que Ele nos disse.
Aproxima-se da Terra então O Espírito da Verdade, uma enorme falange de espíritos empenhados em reviver os espírito cristão dentro de nós e mostrar as verdades esquecidas ou deturpadas por tantos anos. Ele vem e manifesta-se por todo o mundo ao mesmo tempo, revelando de forma explícita a comunicação com os espíritos e respondendo aos questionários, sabiamente formulados por Kardec.
Este devotado trabalhador de nome Hippolyte Léon Denizard Rivail, no intuito de não chamar holofotes para si mesmo, adota o nome Allan Kardec, nome este que escolheu por se tratar de seu nome em uma vida passada como druida.
Pois bem, após Kardec averiguar que os espíritos realmente se comunicavam com os encarnados, ele resolve fazer-lhes uma série de perguntas, a fim de organizá-las por tema e usando um raciocínio lógico fenomenal, Kardec envia as perguntas para médiuns em vários países, como Estados Unidos e Alemanha, e comparar as respostas que estes receberiam, e só após verificar a veracidade das respostas ele as adotaria como verdade.Assim sendo, surge O Livro dos Espíritos.
---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ---- // ----
Meus amigos,

Eu sei que minhas palavras são pobres para homenagear a este livro, ou aos outros quatro livros da doutrina, ou mesmo ao Espiritismo, mas eu não gostaria de deixar este dia passar em branco, assim sem nenhuma postagem.
O Espiritismo é algo que está muito além de nossa compreensão, tamanha a luz que nos proporciona.
Mesmo sendo combatido pelos quatro cantos do mundo, Ele vem crescendo mais e mais a cada dia, e a cada dia mais pessoas se consolam com suas bênçãos.
Consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo uma oração Pelos Inimigos do Espiritismo, que transcrevo em partes abaixo.

Bem-aventurados os que estão famintos de justiça, pois serão saciados. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça, pois é deles o reino dos Céus. Sereis felizes quando os homens vos amaldiçoarem, vos perseguirem, e disserem falsamente todo o mal contra vós, por minha causa. Alegrai-vos, então, pois uma grande recompensa vos está reservada nos Céus, pois é assim que perseguiram os profetas enviados antes de vós”.
(Mateus, 5:6, 10 a 12)

“Não temais por aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; mas, antes, temei aquele que pode perder a alma e o corpo no inferno”.

(Mateus, 10:28)

“Senhor, vós nos dissestes nas palavras de Jesus, vosso Messias: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça; perdoai aos vossos inimigos; orai por aqueles que vos perseguem. E Ele mesmo nos mostrou o caminho ao orar por seus martirizadores. Seguindo o exemplo de Jesus, Meu Deus, suplicamos vossa misericórdia para aqueles que desconhecem vossas divinas leis, as únicas que podem assegurar a paz neste mundo e no outro. Como o Cristo, nós também dizemos: Perdoai-lhes, Pai, pois eles não sabem o que fazem. Dai-nos a força para suportar com paciência e resignação suas zombarias, injúrias, calúnias e perseguições como provas de nossa fé e de nossa humildade; desviai-nos de todo o pensamento de vingança, pois a hora de vossa justiça chegará para todos, e nós a esperaremos ao nos submeter à vossa santa vontade.”
Encerro aqui a pálida tentativa de homenagem deste dia.
Que Jesus nos abençoe.

1 comment:

Anonymous said...

Meu filho

“Certamente existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”.
Em conversa com o Alcyr (pai) na noite da homenagem feita na Escola pela passagem dos 150 anos do Livro dos Espíritos, conversávamos sobre a evolução do Espiritismo a partir do feito de Allan Kardec através do Livro dos Espíritos e que com 150 anos consideramos um grande avanço, que dirá se tivéssemos 2.007 anos como a Igreja Católica. Houve um grande engano de minha parte, pois, segundo Alcyr os primeiros 700 anos a Igreja Católica só funcionou internamente. Baseia-se neste fato a primeira grande diferença entre uma Doutrina e outra!
Voltaremos a este assunto em outra oportunidade.
Continue com os comentários no Blog pois os mesmos servem de lembrete sempre.
Um beijo afetuoso de seu pai.